Moradia Alentejana T2 - Cabeça Gorda
Moradia independente, inserida num arruamento típico de aldeia, numa zona central da Cabeça Gorda, numa via pública ampla e desafogada, com 4 divisões e duas entradas, uma das quais na via principal e outra na travessa correspondente.
A moradia enquadra-se na tipologia T2, dispõe de dois quartos, um dos quais com janela para o exterior e outro interior. Entra-se por um amplo hall, com continuidade por uma zona de circulação ( corredor ), até uma ampla cozinha/sala, que dispõe de uma também de uma zona de arrumos. Prolonga-se para uma outra cozinha mais pequena, com lareira, tendo no lado oposto da zona de circulação uma casa de banho, ampla, com banheira.
No final da zona de circulação depara-se com um amplo quintal, com árvores de fruto e zona de cultivo, tendo esse quintal acesso a uma saída por uma porta pequena à travessa oposta à rua principal.
A cobertura, antiga, com telha portuguesa, está conservada, não se verificando vestígios de infiltrações em toda a casa, tendo parte dela tectos falsos nos quartos e outra parte com ripado em madeira, antigo, na zona de circulação e cozinhas.
A aldeia da Cabeça Gorda é uma das freguesias do concelho de Beja, e tem uma dinâmica muito própria. Está localizada a 12 km/sul de Beja, e a cerca de 20 minutos de carro da sede do concelho.
A sua história remonta à época da ocupação árabe. A sua designação oficial é Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, mas a designação que se popularizou é de Cabeça Gorda. Embora inserida num meio sobretudo rural, tem assumido nas últimas décadas uma dinâmica económica e cultural centrada no território, pois dispõe de cerca de 300 hectares de montado, que é aproveitado e potenciado na autenticidade das suas raízes nas tradições como o artesanato, a gastronomia, alojamento local, desportos ao ar livre e sobretudo em eventos culturais como o Festival da Silarca (cogumelos).